A urologia é a especialidade médica que trata das doenças ou efermidades que acometem os órgãos urinários tanto masculinos quanto femininos e os órgãos genitais masculinos.

Portanto, a urologia é uma especilidade

bastante abrangente e o urologista, em consequência, trata de patologias diversas:

Renais
incluindo doenças benignas como obstruções por cáclulos e as atrofias renais e as doenças malignas representadas pelos tumores renais.

Adrenais

são pequenas glândulas situadas logo acima dos rins e que pode raramente ser sede de doenças inflamatórias e benignas. Porém, é nos tumores de adrenal que o urologista deve ter mais atenção.

Ureterais
as patologias mais frequentes são os cálculos que obstruem os ureteres, sendo raro os tumores tanto benignos quanto os malignos.

Bexiga
a patologia mais frequente é a infecção urinária que pode acometer tanto os homens quanto as mulheres. Porém é nestas últimas que a infecção urinária prevalece e recebe o nome de cistite. Os quadros de incontinência urinária acometem a bexiga e podem ser tratados pelo urologista. Também são comuns os tumores de bexiga e mais raramente cálculos na bexiga.

Próstata
a próstata é provavelmente o órgão urológico que o urologista mais atua. E isto se deve à prevalência e incidência das patologias urológicas deste órgão. A próstata pode ser acometida por patologias diversas incluindo inflamações (prostatites), doenças benignas como a hiperplasia prostática benigna, que é bastante comum em homens acima dos 50 anos. A próstata também pode ser acometida por doença maligna, destacando-se o câncer de próstata, que constitue o tumor maligno mais frequente e a segunda causa de morte por tumores malignos em homens.

Uretra
as doenças uretrais mais comuns são as infecciosas e obstrutivas, sendo os tumores bastante raros.

Pênis
as doenças do pênis mais comuns são as inflamatórias. Porém, não podemos esquecer das disfunções sexuais, principalmente a erétil, motivo de muita procura ao urologista.

Testiculos
as patologias inflamatórias e infecciosas são comuns, assim como os aumentos de volume escrotal relacionado ao acúmulo de líquido levando às hidroceles. Também devemos destacar os tumores testiculares já que incidem em indivíduos bastante jovens.