Prevenção do Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula masculina que se localiza abaixo da bexiga, na frente do reto e atravessada pela uretra (figura 1).

Figura 1 – Imagem ilustrativa da posição da próstata e sua relação com a uretra, bexiga e reto.

O câncer de próstata é o câncer mais comum do homem e a segunda causa mais freqüente de morte por câncer entre homens americanos. Naquele país é estimado que existam 232 090 novos casos de câncer de próstata por ano levando a 30 350 mortes por câncer de próstata. Aqui no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer de próstata estimados é de 49.530. A causa do câncer de próstata ainda não é conhecida. No entanto, pacientes com mais de 50 anos e, principalmente, aqueles com algum familiar com câncer de próstata estão em risco para desenvolver esta neoplasia maligna. O câncer de próstata não causa nenhum sintoma específico. Desta maneira, o a presença deste tumor maligno só pode ser avaliada através de exames clínicos e laboratoriais. Atualmente são recomendados o toque retal (figura 2) e dosagem no sangue do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês).

Figura 2 – Figura ilustrativa do toque retal onde é possível identificar a presença de nódulos ou áreas de endurecimento na próstata.

No caso de alteração no toque retal (presença de endurecimento ou nódulos na próstata) ou no PSA ou ambos, deve-se indicar o exame de ultrasonografia transretal com biópsia dirigida da próstata. O diagnóstico definitivo do câncer de próstata é dado pela análise anatomopatológica dos fragmentos da próstata retirados pela biópsia. O tratamento do câncer de próstata depende do estágio clínico da doença. Para os casos localizados é oferecido tratamento curativo. Este pode ser alcançado com a cirurgia radical (prostatectomia radical) ou radioterapia. Já para os pacientes com doença avançada as chances de cura são remotas. Indica-se para estes pacientes a terapia hormonal com intuito de alívio sintomático.