Urologia Doutorezer

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica pode ser considerada como um dos mais recente avanços na técnica cirúrgica, especialmente em relação à urologia.

Ela incorpora as vantagens de um procedimento minimamente invasivo, pois o acesso é feito através de pequenas incisões, tal como na cirurgia laparoscópica.
 
A técnica consiste na utilização de instrumentos, que uma vez no interior do corpo, imitam o movimento da mão do cirurgião.
Na verdade, os movimentos feitos pelos instrumentos robóticos são até maiores em amplitude que a mão humana.
 
Aliado ao sistema de visualização em 3 dimensões de alta definição, a cirurgia robótica possibilita a realização de procedimentos com alto controle, visão e precisão.
Desta maneira, a cirurgia robótica provocou uma verdadeira revolução na maneira como realizamos os diferentes tipos de cirurgias urológicas.
 
Ela pode ser empregada tanto em patologias benignas, como nas reconstruções de processos obstrutivos renais e também nas doenças malignas da próstata ou do rim.
Porém, a cirurgia robótica não é um procedimento isento de problemas ou complicações, pois está sujeita aos mesmos riscos de uma cirurgia aberta.
 
A grande vantagem da cirurgia robótica é a realização de cirurgias mais precisas e sob total controle, proporcionando menos dor, sangramento, períodos de internação mais curtos e resultados funcionais superiores à cirurgia aberta.