Urologia Doutorezer

Cirurgia a Laser para Cálculos Renais (Pedra nos Rins)

O avanço mais recente no tratamento cirúrgico dos cálculos renais e ureterais consiste no emprego do Laser para a fragmentação dos cálculos.
 
Quando empregamos a ureteroscopia simples alguns cálculos ureterais, principalmente os localizados no ureter superior, podem não ser tratados de maneira adequada. Neste caso o fator limitante é a impossibilidade de progredir com o aparelho e chegarmos até o cálculo para que possa ser tratado.
 
Nas cirurgias percutâneas, apesar de sua grande eficiência, existe o risco potencial de sangramento e eventualmente complicações infecciosas. O sangramento pode ocorrer pelo emprego de uma punção e dilatação renal necessária para o acesso ao cálculo renal.
 
Com o advento do laser estas situações podem ser resolvidas sem grandes complicações, pois empregamos um ureteroscópio flexível. Desta maneira, os cálculos do ureter superior podem ser facilmente acessados permitindo uma fragmentação adequada destes cálculos.
 
Nos casos de cálculos renais, a utilização do ureteroscópio flexível permite acesso a todos os pontos onde estão localizados os cálculos sem a necessidade de uma punção e dilatação sobre o rim. Os cálculos acessados são fragmentados com o Laser.
 
Uma limitação ao emprego do laser e ureteroscópio flexível para o tratamento dos cálculos renais é o tamanho do cálculo. Cálculos maiores que 2cm são mais difíceis de serem tratados por esta técnica. Estes casos podem necessitar de mais de uma sessão de tratamento.