Urologia Doutorezer

Antes de responder esta pergunta eu trago para este texto algumas reflexões que deveriam cercar a cabeça dos homens, especialmente nos dias de hoje onde a tecnologia e o fácil acesso às informações andam juntas e aproximam o ser humano das respostas. Digo tudo isso, pois cada vez que recebo pessoas do sexo masculino em meu consultório eu me questiono onde todos estes tabus sobre a saúde, sexualidade, patologias viraram de fato tabus que impedem a sociedade de falar sobre si próprio e o que sente.

A Sociedade Brasileira de Urologia divulgou tempos atrás que mais de 57% dos homens nunca ouviram falar em andropausa e 71% desconhecem seus sintomas. Isso é realmente preocupante, pois infelizmente os homens não priorizam a saúde como deveriam, eles não deixam apenas de ir ao urologista, mas também não vão a outros médicos para saber sobre colesterol ou pressão alta, e pior que isso, temem ir ao urologista por preconceito para realizar exames como o toque retal, um procedimento que dura menos de 30 segundos e é capaz de detectar o câncer de próstata.

Por isso que em todas as minhas publicações eu busco elucidar temas para que os homens e mulheres percam estes medos, esqueçam estes tabus e possam ter mais preocupação com a saúde. Agora vou deixar a “bronca” de lado e contar para vocês sobre a reposição hormonal nos homens. Sim, existe e em alguns casos é de suma importância, pois a falta da reposição está ligada a sintomas que dificilmente são atreladas a esta questão, como desanimo, tristeza, falta de concentração, perda de pelos, ganhos de peso, diminuição da massa magra, entre outros, como por exemplo, a perda do desejo sexual. Sim, meus caros eu sei que alguns homens têm receio de contar particularidades, como sua vida sexual aos seus médicos, mas ressalto novamente: não tenha. Contar ao seu médico sintomas como estes, é crucial para a cura de algumas doenças, onde a reposição hormonal, quando necessária, só possui ganhos para esta área de sua vida.

Um simples exame de sangue é capaz de detectar se há necessidade da reposição. E desmistificando um mito, a reposição não provoca câncer de próstata e mama nos homens. Pacientes saudáveis não desenvolvem a doença por causa do hormônio. O que propicia o desenvolvimento do câncer é ter hormônios acima do normal. E a reposição serve para que o paciente tenha a testosterona normalizada.

Então meu caro, se você possui um estilo de vida mais sedentário esta é a hora para mudar o rumo da sua vida, obesidade atrai muitas doenças e desregula ações no corpo que ajudam você a viver bem. Um estilo de vida saudável com alimentação livre de gorduras e açúcares, aliado a atividades físicas regularmente vai manter o nível de testosterona que você precisa em equilíbrio e evitar problemas futuros. Mas, caso você ainda tenha dúvidas e quer fazer a diferença na sua vida, venha até meu consultório, o primeiro passo é o mais importante e, te garanto, não dói nada.