Já falei aqui sobre sintomas silenciosos de algumas doenças que infelizmente não permitem que o paciente se atente a procurar ajuda médica. Sempre reforço a importância em se manter preocupado com seu corpo e saúde, e essa preocupação está ligada a tudo. Nos homens, uma atenção especial dever ser dada ao pênis.

Nem sempre os sintomas que relatamos devem ser entendidos como câncer, mas o alerta é um passo para a rápida atitude. No caso do câncer de pênis, existem alguns pontos que facilitam o entendimento, como alterações na pele, seja mudando de cor ou se tornando mais espessa. Você deve verificar se possui algum nódulo no pênis. Lesões de cor marrom-azulada, feriadas persistentes que sangram e/ou secreção persistente com mau cheiro. Inchaço na extremidade do pênis é mais um sinal comum que deve servir de alerta. Por isso, se você tiver alguns destes sinais ou sintomas, não hesite em marcar uma consulta comigo.

O que preocupa ainda mais são os nódulos e feridas que geralmente não são dolorosos, e com isso o paciente não se antecipa a uma consulta, e infelizmente o problema causa dor tardiamente. Isto pode significar doença mais avançada e retardo no tratamento.

O tratamento inicia após o exame da lesão que confirma, ou não, a doença. Conforme a dimensão da ferida ela pode ser removida ou em casos avançados resultar em amputação parcial ou total do órgão, combinada com radioterapia em alguns casos. Infelizmente a quimioterapia não tem eficácia se a doença está avançada.

Desta forma, o autoexame é crucial, pois visualiza a lesão que pode ser uma verruga, ferida ou caroço. Hoje, já é possível entender que esta doença pode atingir homens de todas as idades, por isso tenha sempre em mente que a prevenção é o primeiro passo para o melhor tratamento.