Dúvida frequente entre os homens é o tema de hoje!

Já recebi algumas perguntas sobre isso em meu consultório, e por isso trago para vocês que também estão com esta pulga atrás da orelha. Vamos lá:

A cirurgia de fimose ou circuncisão é um procedimento realizado em diferentes culturas, principalmente entre judeus e muçulmanos. Os motivos podem ser de cunho religioso, cultural, estético e de saúde.

Quando o assunto é saúde, estudos revelam que a circuncisão previne doenças como câncer de pênis, DSTs, herpes genital, infecção urinária e HIV. O que podemos dizer sobre isso? É que certamente este procedimento ajuda a higienização do órgão.

Geralmente, para realizar a circuncisão é necessária uma indicação médica que permite a realização da cirurgia, que nada mais é que a remoção do prepúcio, pele que cobre a glande do pênis. É um procedimento relativamente simples e possui taxas de complicações muito baixas, desde que a cirurgia seja realizada por um urologista adequadamente treinado e pertencente à Sociedade Brasileira de Urologia.

Agora vamos à pergunta inicial: afeta ou não o desempenho sexual? Eu já li muitos estudos sobre o assunto e nenhum deles comprovaram diminuição na sensibilidade do pênis de um homem circundado. Entendo que reclamações como estas podem estar relacionadas a uma condição específica do psicológico do paciente, vale a pena a investigação nestes casos.

Considero um método seguro e isento de problemas ao homem, seja culturalmente ou por outros motivos, você deve consultar sempre seu urologista.