Esse é o caso do Câncer de Próstata. Conheça mais!

Quando falamos de uma doença silenciosa a atenção deve ser redobrada. Esse é o caso do Câncer de Próstata, uma doença que quando diagnosticada no começo tem grandes chances de cura, porém por não ter sintomas aparentes pode demorar a ser encontrada.
É um fato que a maioria dos homens não procura o médico com regularidade, e por isso sempre ressalto aqui que com a saúde não se brinca, é dever do ser humano fazer seus check-ups anuais.
No caso do câncer de próstata, a partir dos 45 anos o homem deve fazer o exame anual. Como disse acima, o tumor maligno de próstata é um dos mais comuns entre os homens e a chance de cura, quando há diagnóstico precoce, é acima de 95%.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente em homens, quando se exclui o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 60 mil casos por ano.

Por outro lado, apesar de, na maioria das vezes não ocorrerem indícios, o câncer de próstata pode manifestar alguns sintomas. Alguns pacientes podem sentir dificuldade para urinar, gotejamento após a urina, dor na pelve, sangramento na urina ou na ejaculação, por exemplo.

Um fator que afasta muitos pacientes do consultorio é o preconceito com o exame de toque, e infelizmente esse ponto faz com que homens tenham receio e acabam por nunca tratar o que é necessário.

A importância do Novembro Azul, campanha que vamos acompanhar neste mês com foco no câncer de próstata, aborda o quão necessário é estar em alerta e mostra que quanto mais prioritária a saúde for em nossas vidas, mais conseguiremos evitar problemas futuros, isso é determinante para viver bem e com qualidade de vida.

Nas próximas semanas vamos abordar mais a fundo o câncer de próstata. O meu papel como urologista é cuidar do paciente com foco na prevenção, porque a saúde vem sempre em primeiro lugar!