Urologia Doutorezer

Conheça esta campanha tão importante para a saúde dos homens

Novembro chegou e com ele uma das principais campanhas de conscientização e prevenção. Depois do Outubro Rosa que abordou a importância da prevenção contra o câncer de mama, vem o Novembro Azul, campanha que divulga a importância da realização do exame de próstata para prevenir o câncer na região.

A campanha Novembro Azul teve início no Brasil com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e hoje é referência na lembrança da prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde dos homens.

As projeções mundiais mostram um aumento de 80% dos casos de câncer de próstata nos próximos 10 anos. Sabemos que estes tumores têm altíssimas taxas de cura quando detectados de forma precoce.

É por isso que sempre reforço aqui a importância de se prevenir através dos exames de próstata, que inclui o PSA e o exame de toque retal.

Meu apelo é que assim como é para as mulheres o ginecologista, o médico de confiança, para os homens o urologista deve exercer a mesma função, e é justamente isto que a campanha Novembro Azul busca trazer. Cuide de sua saúde. Previna-se! A prevenção será sempre o seu melhor remédio.