Urologia Doutorezer

Saiba mais sobre a próstata

Muitos homens não sabem ao certo para que serve a próstata e é muito importante que saibam prevenir doenças e cuidar da saúde. A próstata é uma glândula do tamanho de uma bola de pingue-pongue, localizada dentro da virilha, entre a bexiga e a uretra. A sua função é dar liquidez ao esperma e fornecer substâncias nutritivas a ele.

Quais são os problemas que podem afetar a próstata? Alguns, dentre eles a hiperplasia,queéum aumento benigno da próstata fruto de um crescimento excessivo de seu tecido, o que pressiona a uretra e a bexiga, bloqueando o fluxo de urina. O risco de hiperplasia aumenta após os 40 anos.

Existe também a prostatite, uma inflamação dolorosa da próstata que pode ser causada por uma infecção bacteriana.

E o temido câncer de próstata, tumor que se desenvolve quando ocorrem o crescimento e a reprodução anormais de células da glândula. Uma vez que se desenvolve, se alimenta dos hormônios masculinos presentes na próstata. Portanto, o tratamento, especialmente em estágios avançados, baseia-se na redução dos níveis hormonais masculinos.

Então, agora que você já sabe o que é e quais doenças existem e podem prejudicar sua próstata, não tema cuidar de você. É importante ter noção do seu próprio corpo para conseguir cuidar da sua saúde e ter uma boa qualidade de vida.