Urologia Doutorezer

O cálculo renal é um problema que merece atenção

O clima quente, o sol que alegra os nossos dias e também a correria do dia a dia podem se tornar vilões para nossa saúde se não nos cuidarmos, sabe como? Com o simples hábito de não tomar água.Sim, este mal chega em nosso corpo por alguns motivos e uma brecha simples, como não ingerir água, pode ocasionar o temido cálculo renal. Isso acontece devido ao líquido que eliminamos ao transpirar e por vezes que não é reposto. Por esta falta de hidratação, os rins trabalham menos e passam a acumular sais e proteínas, propiciando a formação do cálculo renal. Outro fator capaz de influenciar o cálculo renal é uma alimentação rica em sódio e gorduras.
Acredite, quando o médico recomenda uma certa quantidade de água não é à toa, o nosso corpo reconhece quando a quantidade ingerida não é suficiente para dissolver todos os sais presentes na urina, fazendo com que ela retorne em sua forma sólida, formando assim as pedras nos rins que se precipitam nas vias urinárias.

O principal sintoma do cálculo renal é uma forte cólica que começa nas costas e vai aumentando conforme os cálculos se movimentam pelo corpo. Para evitar sofrer com este mal, você deve ingerir de dois a três litros de água por dia. Além da água, os sucos de frutas cítricos também são importantes, pois além de hidratar, têm citrato, substância que evita a precipitação do cálcio na urina. Sendo assim, fique atento e não se descuide. Hidrate seu corpo! Assim como o seu carro, ele precisa de combustível para funcionar.