Procure um urologista mesmo sem sintomas de possíveis doenças!
Dizem que quem procura acha, mas eu discordo e já falei isso para vocês, principalmente porque nossa saúde não é um jogo de “achar ou esconder”, e quando se trata de qualidade de vida e se sentir bem, você precisa mesmo investigar.
Investigar o seu corpo, conhecer ele melhor, entender seus sinais, sem precisar de sintomas claros para se preocupar. As informações que estão ao nosso alcance são inúmeras e alarmantes, então porque ficar apenas observando? Vamos buscar conhecimento e ao mesmo tempo entrar em ação.
Quando digo informação, eu me refiro a assuntos que possam ser do seu interesse, como homem e que tenha antecedentes familiares de neoplasia prostática, sendo da raça negra, é de suma importância saber que você tem maior predisposição e deve iniciar o check-up prostático já aos 40 anos.
O INCA alerta que a incidência do câncer de próstata 2017 está ao redor de 60 mil casos novos. Trata-se do segundo tumor mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Recentemente falamos sobre o Novembro Azul, e por isso já sabemos que o câncer de próstata é assintomático. Em fases muito avançadas, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar, sangramento na urina e sintomas decorrentes da neoplasia avançada, como insuficiência renal e dores ósseas.
E sabe porque não devemos esperar os sintomas? Não somente porque este câncer em específico é assintomático, mas porque estima-se que quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. E quando o tumor é diagnosticado precocemente, ou seja em estágios iniciais e restrito à próstata, a probabilidade de cura atinge 90% dos casos.
Por isso, meus amigos, vamos investigar, procurar, ficar atento sim e jamais negligenciar sua própria saúde.